Conheça as diferenças entre bomba centrífuga, autoescorvante e multiestágio

Conheça as diferenças entre bomba centrífuga, autoescorvante e multiestágio

Apesar de algumas semelhanças, as bombas centrífuga, autoescorvante e multiestágio possuem diversas características que as diferenciam, como aplicações e funcionamento.

Todas as três motobombas possuem uma construção robusta e uma estrutura feita com matérias-primas resistentes e de grande durabilidade e são utilizadas para transferir líquido ou água de um local para o outro.

Para deixar mais claro os tipos de aplicação de cada uma, preparamos um artigo que mostra quais são as principais diferenças! Confira:

O que é uma bomba centrífuga

A bomba centrífuga é um equipamento movido a gasolina ou diesel, desenvolvido para bombear líquidos usando a força centrífuga. Um dos benefícios desse equipamento é a rapidez na vazão dos fluídos.

Este tipo de bomba é adequada para o uso em locais secos, normalmente acima do solo.

O que é uma bomba autoescorvante

A bomba autoescorvante usa também a força centrífuga em seu funcionamento, mas a diferença está na partida, que é dada pelo processo de escorvamento e por possuir a cavidade de retenção, que permite entrar a quantidade de água necessária para operar. Entre as qualidades, está a boa capacidade de vazão e pressão.  

O que é uma bomba multiestágio

Este equipamento possui vários estágios, sendo que cada um tem rotor de propulsão. Esses rotores permitem que a bomba tenha mais pressão e velocidade ao bombeamento, do que a vazão. Quanto aos benefícios, ela absorve menos potência do motor elétrico, se tornando uma solução mais econômica em termos do consumo de energia elétrica

A bomba multiestágio é geralmente utilizada nos casos de bombeamentos que precisam de maior pressão.

Utilização das bombas

A bomba centrífuga pode ser utilizada no armazenamento e distribuição de água em residências, irrigação em pequenas e grandes propriedades, sistemas de refrigeração industrial, transferência de produtos químicos e óleos, entre outras aplicações.

Já a autoescorvante é mais indicada para drenagem de esgoto, armazenamento de cisternas, pressurização de águas para jardins, drenagem de piscinas, sistema de filtragens, entre outros.

E a bomba multiestágio é utilizada para irrigação, bombeamento de caixa d’água, pressurização, para lavar ambientes, veículos e máquinas, combater incêndios, entre outros.

 

Nós comercializamos os três tipos de bombas, das melhores marcas e qualidade do mercado. Acesse nosso e-commerce e confira os modelos disponíveis de motobombas ou entre em contato com nossa equipe comercial para tirar suas dúvidas!

Imagens relacionadas

Compartilhe Isso

Posts Relacionados

Tags

bomba autoescorvante bomba multiestágio bomba centrífuga motobombas
12 de fevereiro de 2021
‹ Voltar
© 2024 Dicas de Ferramentas - Todos os direitos reservados
X

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email

Carregando...