Aprenda a dimensionar uma motobomba

Aprenda a dimensionar uma motobomba

Nós oferecemos uma variedade de motobombas, de diferentes marcas, modelos e para diferentes finalidades. Por este motivo, é muito importante saber de algumas informações básicas para realizar o dimensionamento e adquirir o equipamento correto.

A informação principal, é a finalidade de uso do equipamento. A partir daí, algumas perguntas precisam ser respondidas para conseguir encontrar a bomba que mais se encaixa com a sua necessidade.

Por exemplo, se você tem um poço artesiano e precisa de uma motobomba para abastecer uma caixa d’água, precisará de algumas informações básicas, como a altura de sucção, que é a diferença de altura entre superfície da água até a bomba. Também é necessário saber a altura de recalque, que é a diferença de altura entre a bomba e o ponto mais alto da instalação (que neste caso, seria a caixa d’água), a distância total da tubulação (comprimento), que inicia na bomba e termina no local desejado e outros pontos importantes, como: a vazão, capacidade total da caixa d’água e o tempo esperado para o enchimento da mesma, e ainda, a perda de carga, que é a turbulência que acontece com a água quando ela percorre a tubulação.

Como Dimensionar?

Tendo essas informações em mãos, você pode realizar o dimensionamento. Entre os cálculos que precisará realizar, estarão a altura manométrica total (AMT) (pressão da bomba d’água), e a vazão (quantidade de água que é bombeada em um determinado tempo).

Voltando ao nosso exemplo, para calcular a vazão da caixa d’água, é preciso saber o tamanho da caixa e do tempo que você quer que ela encha. Ela é medida em m³/h. Se a caixa tiver 1.000 litros de capacidade e se você quiser que ela encha em meia hora, precisa de uma vazão de 2m³/h, por exemplo.

Já para calcular a altura manométrica total (AMT), é preciso somar a altura de sucção, altura de recalque e a perda de carga e mais 5% do valor final. Para conseguir o valor da perda de carga, é preciso multiplicar o comprimento total da tubulação pelo fator de perda de carga.

Alguns fabricantes de bombas disponibilizam um catálogo com tabelas contendo esses fatores. Mas nós também podemos te ajudar a executar os cálculos no momento da compra.

Se você tiver as informações básicas, nós te ajudamos a adquirir a motobomba ideal. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Imagens relacionadas

Compartilhe Isso

Posts Relacionados

Tags

19 de março de 2021
‹ Voltar
© 2024 Dicas de Ferramentas - Todos os direitos reservados
X

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email

Carregando...